5 maneiras para incentivar a auto-motivação em crianças

Auto-motivação é algo que pode ser ensinado e nutrido em nossos filhos.

Cobranças e reclamações com crianças não surtem muito efeito. Ao invés de focar no problema, incentive o foco na solução motivando sua princesa e ensine auto-motivação com 5 dicas incríveis.

1 – Esclareça

Auto-motivação é um conceito que nem sempre é completamente compreendido. É mais do que apenas uma maneira de superar a falta de interesse ou de agir sem fazer protestos ou desculpas. Crianças a partir dos 7 anos já conseguem entender assuntos mais complexos, portanto, converse sobre motivação e auto-motivação e mostre o quanto isso será importante durante toda a vida de sua pequena. Além disso, vocês podem criar uma espécie de pacto, uma motivando a outra sempre que precisar de uma ajudinha extra naqueles dias mais difíceis.

2 – Interesses

Todo mundo, inclusive crianças, tem interesses concretos, mesmo que não estejam de acordo com as expectativas da mamãe. Portanto, cuidado para não influenciar ou forçar para que seu gostos prevaleçam, deixe a criança decidir livremente, sem interferências. Ao decidir sozinha o que quer fazer, como ler um livro ou praticar um esporte, é muito mais provável que a auto-motivação aconteça naturalmente. Se são forçadas a fazer algo que não lhes traz satisfação íntima, crianças, e até mesmo adultos, tendem a perder a motivação e desistir rapidamente.

3 – Diversão

Nem todas as tarefas e ações que temos que desenvolver na vida são prazerosas, mas podemos descobrir uma maneira de tornar divertido, desenvolver resiliência e manter a auto-motivação até para arrumar a cama todos os dias. Uma ideia para atividades diárias, por exemplo, é ter um calendário e ir incentivar a criança a marcar todo o dia que faz uma determinada tarefa da qual não goste muito, como escovar os dentes e usar fio dental. Dessa forma, sua princesa terá um placar indicando a quantos dias faz a ação desejada sem interrupção e se manterá motivada a não zerar o marcador. Imagine ficar vários dias seguidos cuidando com dedicação dos dentinhos!!! Um sorriso lindo e saudável como consequência do esforço diário.

4 – Reflexão

Questione sobre as tarefas e atividades que sua princesa está envolvida, ouça e incentive-a a encontrar soluções para qualquer obstáculo:

Tente usar comentários neutros em termos de julgamento, como “Eu amo todas as cores brilhantes que você usou nesse desenho” ou “Uau, você trabalhou muito nisso!” Você ainda pode ser carinhosa e encorajadora, enquanto incentiva a criança a ser auto-reflexiva.

Leia também:

5 – Celebre

Se esforçar, desenvolver novas habilidades, aprender com as falhas e obter sucesso é muito estimulante e instiga a busca de novos desafios. A realização de uma tarefa já é um grande prêmio, ou seja, crianças não precisam de novos brinquedos ou qualquer outra coisa material para comemorar uma conquista. Seja criteriosa ao oferecer recompensas, seu reconhecimento expressado em palavras e afeto pode ser muito mais significativo.

Dicas de Leitura

Leia estes dois livros, amplie seus conhecimentos sobre padrão mental e pensamento positivo e use as estratégias propostas nesses duas excelentes obras em sua vida e na crianção de seus filhos. Depois conta pra gente o que achou!

Seja feliz!