Problemas comuns de comportamento infantil e suas soluções

Se algum comportamento está causando sofrimento a você ou a sua princesa, é importante lidar com isso.

Um dos maiores desafios da maternidade é administrar comportamentos difíceis por parte dos filhos. Quer eles se recusem a calçar os sapatos ou estejam tendo acessos de raiva, você pode se sentir perdida quanto a uma maneira eficaz de lidar com essas situações. Felizmente há uma solução para tudo.

Mentiras

É comum as crianças mentirem. Também é comum se preocupar quando pegamos os filhos mentindo. Você pode se sentir traída, magoada e até mesmo se perguntar se pode confiar na criança novamente. Mas aqui está o que você deve fazer para evitar que seu filho minta.

Comportamento agressivo ou violento

É normal que as crianças fiquem com raiva. Mas se essa raiva se tornar violenta ou se transformar em comportamento agressivo, isso é um problema. Transtornos de humor, transtorno de conduta, trauma, impulsividade ou frustração podem causar agressividade em crianças pequenas. Às vezes, seu filho pode recorrer à violência para legítima defesa.

A agressão também pode ser um comportamento aprendido. Como é o ambiente em casa? Onde a criança está aprendendo a ser violenta, na escola? Se seu filho tende a reagir a uma resposta negativa batendo, mordendo ou chutando, esteja atenta.

Mais importante ainda, seja um bom modelo para seus filhos e evite puni-los fisicamente. Além disso, recompense o comportamento positivo e não agressivo.

Bullying

O bullying é um problema sério e pode resultar em abuso emocional e físico da vítima. As crianças tendem a intimidar os outros para se sentirem poderosas. Quando alguma situação se torna difícil de lidar com os sentimentos, as crianças tendem a fazer bullying para consertar as coisas. Se você descobrir que seu filho está intimidando outras pessoas, você deve agir imediatamente.

Linguagem abusiva

Crianças gritam quando estão com raiva. Elas podem começar a gritar ou usar linguagem abusiva para levar a uma discussão ou simplesmente para conseguir o que querem. Quando seu filho usar linguagem ofensiva e praguejar, eis o que você deve fazer.

Se você usou essa palavra na frente de seu filho, peça desculpas imediatamente. Você pode até mesmo pedir a criança para lembrá-la de que é um palavrão, caso você o diga na frente dela.

Leia também:

Seja paciente

Empatia, atitude cooperativa e temperamento calmo são traços cruciais que devem adotados quando uma criança se comporta de maneira inadequada. Além disso, saber quando pedir ajuda é fundamental.

Se o comportamento da criança tornar-se perturbador para o funcionamento regular da própria educação dela ou da família, ou se ela se tornar violenta, é hora de falar com um profissional.

Criar filhos com demandas de comportamento não é fácil. Mas antes de se apressar e tornar-se uma disciplinadora rigorosa, peça ajuda. O pediatra pode fornecer informações sobre se o comportamento da criança é normal para a idade e sugerir recursos para assistência.

Beijos.