Novo bebê na família: preparando os irmãos

Preparar sua princesa para a chegada do irmão ou irmã vai facilitar a adaptação ao novo momento da família.

Sua princesa foi promovida ao nobre posto de irmã mais velha! Aí surgem as dúvidas. Como contar a novidade? Como lidar em caso de uma reação negativa? Como incluí-la no processo da gestação de forma que se sinta segura e amada? Essas e outras questões são respondidas no texto abaixo. Nos acompanhe!

Dando a notícia

Apenas dizer que há um bebê dentro da barriga da mamãe pode não significar muito para uma criança. Olhar livros ou fotos de mulheres grávidas pode ser um bom começo. Você pode falar sobre a mulher na foto e como a barriga dela é linda e redonda porque ela tem um bebê crescendo e que você estará assim em breve. Mencione isso com frequência, mesmo que você veja falta de interesse ou olhares de reprovação.
Se sua princesa tiver entre 1 e 2 anos ela pode não ter noção do que está por vir. Mas isso não significa que você deve pular a preparação. Se ela é um pouco mais velha, entre 2 e 4 anos, há muitas coisas que você pode fazer para prepará-la para receber o novo integrante da família como um almoço especial para anunciar a novidade e um presenteá-la com uma camiseta escrito “Irmã mais velha”.
Explique em termos apropriados à idade como será o processo da gestação e peça ajuda para arrumar o quarto do bebê. Além disso, desmistificar a gravidez é uma ótima ideia para preparar sua primogênita. Faça isso mostrando fotos da época anterior ao nascimento dela. Essa também é uma ótima maneira de ajudar sua filha a entender o que acontecerá nos próximos meses.

Acompanhando a gestação

Deixe sua pequena brincar e explorar o quarto e as coisas do bebê. Isso permite que ela se sinta incluída no acolhimento ao novo irmão ou irmã. É útil relacionar a chegada do bebê a uma estação ou feriado que sua princesa possa entender como “o bebê estará aqui no verão quando todos formos para a piscina” ou “o bebê estará aqui no Natal!”. Faça um calendário com as semanas da gestação e juntas acompanhem a passagem do tempo fazendo fotos e conversando sobre o assunto abertamente.
Certifique-se de explicar quanta atenção você precisará dar ao novo bebê quando ele ou ela chegar. Tente “os bebês pequenos são frágeis e a mamãe precisará segurá-lo a maior parte do tempo como eu fiz com você”.

O tão esperado primeiro encontro

O tempo passou, sua princesinha mais velha está ansiosa para ver e segurar o novo integrante da família pela primeira vez. Registre esse momento mágico com fotos e vídeos. Mas esteja atenta, se a primogênita der qualquer sinal de hesitação ou desconforto em conhecer o bebê, vá com calma. Não obrigue-a a segurar o bebê e não force qualquer aproximação se observar que ela ainda não está pronta. Mantenha um diálogo positivo e procure saber se há algo que possa ser feito para ela se sentir mais tranquila.

Veja também:

Incentive a gentileza com o novo bebê

Às vezes, crianças mais velhas, estressadas pelas mudanças que acontecem ao seu redor, podem ter resistência e comportamentos negativos em relação ao novo bebê. Se sua princesa mais velha aparentar irritação, tristeza ou ciúmes é hora de conversar sobre a situação, sempre de forma afetuosa e compreensiva, deixando claro o quanto a ama e se colocando a disposição para ajudá-la na adaptação à nova realidade. Além disso, organize-se para ter momentos de atenção extra à primogênita, como leitura antes de dormir ou fazendo companhia para assistir o programa favorito dela. Inclua-a em atividades que envolvam o bebê, como cantar, tomar banho ou trocar fraldas. Elogie sua filha mais velha sempre que ela agir com dedicação em relação ao bebê. Importe lembrar: mesmo que seus filhos pareçam se dar bem, a supervisão é essencial. Não deixe seu recém-nascido sozinho com os irmãos mais velhos ou outro ente querido menor 12 anos.

Sejam felizes!