O mundo muda. Isso inclui mudanças na idade em que as mulheres estão se tornando mães ou tendo mais filhos. Enquanto o número de mães pela primeira vez entre 20 e 24 anos diminui, o número de nascimentos de bebês filhos de mulheres entre 30 e 40 anos ou mais continua crescendo. De fato, nos últimos 20 anos, o número de mulheres que têm filhos entre 40 e mais anos triplicou.
Benefícios da maternidade tardia
O bem-estar emocional tende a aumentar com a idade. As mães mais maduras tendem a ter mais flexibilidade psicológica e cognitiva, além de serem mais propensas a tolerar estímulos emocionais complexos.
Há também estudos apontando que as mães mais velhas tendem a ser mais felizes e que a queda documentada na felicidade que a maioria das mães experimenta durante os primeiros anos de seus bebês é muito menos pronunciada em mulheres com mais de 35 anos.
Em outro estudo publicado no Journal of the American Geriatrics Society foram testadas 830 mulheres de meia idade para determinar se havia um vínculo entre ter um bebê mais tarde e a potência cerebral. Os pesquisadores descobriram que as mulheres que tiveram seu último filho após os 35 anos tinham cognição mais aguçada e maior memória verbal.
Leia também:
- Chá de bebê temático – 5 ideias incríveis
- 5 dicas para ensaio fotográfico de gestante
- Mamãe 2020 – dicas para mamães de primeira viagem
Famosas que tiveram gravidez depois dos 40
Silvia Poppovic foi mãe pela primeira vez aos 45 anos. Segundo a jornalista, com o nascimento de Ana nasceu também uma nova Silvia! “A maternidade foi mais uma reinvenção de mim mesma. Fiquei uma pessoa melhor”.
A atriz Carolina Ferraz já era mãe de uma adolescente quando foi mãe pela segunda vez aos 46. Hoje se vê realizada. “Não tenho dúvida de que a melhor coisa que fiz foi ser mãe de novo”, afirma.
Ivete Sangalo foi mãe pela primeira vez aos 37. Nove anos depois, num sábado de carnaval, chegaram as gêmeas Marina e Helena. Ivete tentou engravidar de forma tradicional, mas como havia estabelecido que o ano de 2017 era o prazo limite para engravidar, preferiu fazer a inseminação.
Com as idades médias de parto aumentando constantemente em todo o mundo devido a vários fatores, é bom saber que as probabilidades de ter uma gravidez e um bebê saudáveis só aumentam. E, no final, quaisquer que sejam os riscos e benefícios de ter um bebê em idade “tardia”, um filho é sempre um grande um grande presente, não importa quando ele ou ela chegar.
Beijos!!!