Como estimular a criatividade das crianças

A criatividade não se limita à expressão artística e musical, também é essencial para a ciência, a matemática e até a inteligência social e emocional.

Pessoas criativas são mais flexíveis e solucionam problemas de forma objetiva, o que as torna mais capazes de se adaptar aos avanços tecnológicos e lidar com mudanças, além de saber aproveitar novas oportunidades. Pensando nisso, o que pode ser feito para desenvolver a criatividade em nossas crianças? Confira algumas dicas a seguir.

Faça perguntas

Esta é provavelmente uma das maneiras mais fáceis de incentivar a criatividade. Aproveite um passeio no parque ou a hora do banho para fazer várias perguntas para seus filhos. Talvez aja um pouco de resistência inicial para obter respostas, mas com jeitinho e paciência seus questionamentos serão respondidos de forma inteligente e irreverente.  Pergunte a eles a cor do céu. Pergunte se eles vêem algum pássaro. Por que existem árvores? Qual é a cor favorita e por quê? Obviamente, essas perguntas dependerão da idade da criança, mas o objetivo é fazê-las pensar no mundo ao seu redor e usar sua imaginação.

Envolva-se na brincadeira de fingir

As crianças vivem simultaneamente entre os mundos real e imaginativo, exploram situações reais e fingem, dando sentido à sua imaginação e fingindo ações. Elas aprendem causa e efeito e desenvolvem habilidades de resolução de problemas quando observam e assumem um papel ativo no envolvimento dos personagens de sua ficção. Entre no mundo de faz de conta de sua princesa, deixa-a usar a imaginação sem limites e observe seu despojamento e criatividade em prática.

Deixe espaço para criar sem limites

Crianças precisam de um local seguro, onde possam ser criativas, sem invadir o espaço pessoal dos adultos ou causar estresse. É uma ótima ideia proporcionar às crianças uma sala de jogos com muitos itens criativos, como fantasias, jogos de montar, material de pintura e muito mais. Mesmo se você não puder fornecer uma sala inteira, um cantinho dedicado à criatividade pode fazer uma enorme diferença.

LEIA TAMBÉM:

Não tema o tédio

Todos os pais odeiam essas duas palavras: “estou entediado”. Muitos farão qualquer coisa para manter seus filhos ocupados, para que nunca tenham que ouvir esse tipo de reclamação. Mas a verdade é que o tédio é um grande motivador para o pensamento e as ações criativas. Sem tarefas estruturadas, as crianças são mais capazes de sair da rotina e criar sem limites. Estimule os pequenos a inventar atividades ou simplesmente não fazer nada.

Aceite os erros e as falhas

Ser preciso não é a chave para se tornar criativo, incentive seu filho a apresentar novas idéias, criar atividades para o fim de semana, experimentar novas receitas, etc. As crianças com habilidades desenvolvidas podem avaliar se seus planos fazem sentido e se suas idéias são implementáveis. Se algo der errado, pergunte o que poderia ser feito para consertar a situação e se há mais de uma maneira para corrigir a falha.

Bejios!