Como ensinar crianças a dormirem sozinhas

Dicas para ajudar sua princesinha dormir em sua própria cama.

Qual é o segredo para fazer uma criança dormir sozinha em sua própria cama? Infelizmente não existe uma abordagem mágica que sirva para todas os casos instantaneamente. As crianças precisam de várias coisas para mudar qualquer comportamento e, sim, isso inclui mudar hábitos em relação ao sono também. Elas precisam de consistência, limites firmes e uma resposta rápida quando suas expectativas não são atendidas. Continue lendo e descubra como ajudar sua pequena a superar os desafios de dormir sozinha.

Fazendo uma criança dormir na própria cama

Antes de mandar a criança para a cama, ela precisa entender o que está acontecendo e por quê. Em uma linguagem amigável para crianças pequenas, explique que os pais e os filhos têm seus próprios quartos para dormir. Ao deixar claras as suas expectativas, você pode abrir o caminho para a cooperação. A partir daí, uma rotina de hora de dormir ajuda. Pode ser um banho com óleos essenciais com aroma de lavanda, uma rotina de higiene bucal e, claro, a hora da história. Isso tudo ajuda a deixar a criança ter algum controle sobre a rotina para ajudá-la a aceitar mais a situação e ver a hora de dormir como uma atividade divertida ou em equipe. Também é uma boa ideia deixar a criança escolher a roupa de cama, travesseiros e bichinhos de pelúcia, pois isso dá a ela uma sensação de conexão com o ambiente em que dorme.

Depois de apagar as luzes

As luzes apagadas são a parte mais difícil da noite. Esteja preparada para lágrimas e acessos de raiva nas primeiras noites, ou mesmo semanas, e resista à tentação de barganhar com sua princesa. O retrocesso não apenas atrasa o processo de treinamento do sono, mas também abre um precedente perigoso, porque as crianças tendem a descobrir quais botões apertar para manipular e conseguirem o que querem.
Ouça os medos, ansiedades e preocupações e fale sobre tudo isso com palavras positivas. Por exemplo, se a sua filha chorar porque tem medo do escuro ou porque você está saindo do quarto, diga a ela que você estará no final do corredor e considere deixar uma fresta da porta aberta ou ter uma luz noturna acesa no quarto.
Se sua pequena consegue sair da cama, não é incomum que ela vá para o seu quarto no meio da noite. Nesse ponto, calmamente e sem drama ou frustração, leve-a de volta para seu próprio quarto. Não importa quantas vezes ela tente essa técnica, simplesmente coloque-a de volta na cama e, eventualmente, ela vai entender a mensagem, pode levar mais algumas vezes do que você espera, mas um dia vai dar certo, acredite!

LEIA +

A manhã seguinte

De manhã, avalie como você e sua pequena se adaptou à rotina. Se não tiver corrido tão bem, lembre gentilmente sua filha que hoje é um novo dia e ela pode tentar conquistar esse grande objetivo novamente. Se as coisas correram bem, elogie bastante e até implemente um sistema de recompensa. Uma estratégia eficaz é ter um calendário e colocar uma estrela em cada dia que a criança dormiu no próprio quarto. Ofereça pequenos prêmios como adesivos, uma ida ao parque ou uns minutinhos a mais da brincadeira favorita antes do banho. Após uma série de sucessos consecutivos, ofereça uma recompensa mais substancial.

Conclusão

O processo de treinamento do sono durante a infância não é fácil. As crianças podem ser negociadoras obstinadas e habilidosas. Embora nem sempre pareça, você está no comando dessa situação e, com paciência, limites claros e um sistema de recompensas divertido em vigor, não há nada que você não possa controlar.

Beijos.