8 maneiras de dizer não às crianças sem usar a palavra “não”

Quando você tiver o impulso de dizer não, veja se consegue encontrar outras palavras que cumpram o mesmo objetivo.

A maternidade é um equilíbrio delicado entre saber como criar filhos com integridade e, ao mesmo tempo, prepará-los para o mundo real. Às vezes, isso significa dizer não, ou seja, contrariar aquele serzinho que tanto amamos.  Mas será que há um jeito diferente de dizer não? Confira no texto a seguir.

Imagine o seguinte cenário: é quase hora do jantar e sua princesinha diz que quer comer chocolate. E agora? Vai dizer um sonoro não para ela? Que tal tentar uma das opções abaixo?

1. Concorde

Claro querida, assim que você jantar, pode comer chocolate.

Você está essencialmente dizendo “Não vai comer chocolate antes do jantar!”, mas de um jeito diferente. Isso, porém, pode não funcionar todas as vezes. Se você receber uma resposta enfática do tipo “Não, eu quero AGORA MESMO!” ou algo como “Agora, mamãe, por favooooooor”, é hora de passar para outras opções.

2. Ofereça uma escolha

Chocolate agora vai tirar seu apetite do jantar, mas estou percebendo que você realmente quer isso agora. Vamos fazer o seguinte, você pode escolher: um pedacinho pequeno de chocolate antes do jantar ou dois bombons depois do jantar. O que prefere?

A criança vai se sentir no comando da situação e também aprenderá o benefício da recompensa através da espera.

3. Dê uma alternativa

Você comeu chocolate há poucas horas, que tal sua fruta preferida?

É claro que a alternativa que você oferecer deve ser tão incrível quanto à opção que você está negando. Mas se a criança sabe que simplesmente não terá o que quer naquele momento, então ela ficará feliz em se contentar com morangos, em vez de arriscar não conseguir nenhum lanche.

4. Distraia

Você sabia que a sua tia vai ter um bebê? O que será que podemos comprar de presente para ela?

Um truque fácil, mas que funciona até uma certa idade apenas. Tente usar quando estiver dirigindo, desviando a atenção da criança para algo interessante na rua, pedindo que ela identifique os carros de uma determinada cor, por exemplo.

5. Use o bom humor

Faça uma cara de monstro e garras e, perseguindo-a pela casa, diga: Quem disse que queria chocolate antes do jantar? Eu vou comer crianças que querem chocolate antes do jantar.

Só tome cuidado para não se distrair demais e deixar o jantar queimar!

6. Se você não pode vencê-los, junte-se a eles!

Tente: Eu sei! Eu também quero chocolate. Como eu gostaria que não existisse a regra de não comer doce antes do jantar!

Vocês farão caretas juntas e uma consolará a outra sobre a essa regra cruel e seguirão em frente. Às vezes, é realmente simples assim.

Leia também:

7. Use a imaginação

Você sabe que não posso lhe dar chocolate de verdade antes do jantar. Que tal alguns bombons de mentirinha? Eu poderia te dar vinte. Você quer cem? Tudo bem, aqui está um milhão, um zilhão de bombons.

O legal de ter 4 anos de idade é que as crianças conhecem o conceito de fingir e por alguma razão acham que é legal fazer isso, ainda mais quando ouvem números, principalmente os números “grandes”. Imagine comer um zilhão de bombons!!!

8. Lembre-a de uma experiência anterior

Lembra da última vez que você comeu chocolate antes do jantar, não conseguiu comer quase nada e mamãe ficou brava com você?

Lembrar a princesa de um incidente anterior geralmente vai deixá-la de mau humor, mas faz parte da vida.

 

Gostou das dicas? Qual você vai usar com sua princesa?

Beijo.