Tempo de tela para crianças: quanto é demais?

Chega um ponto em que o uso excessivo de telas tem impactos negativos, afetando o sono, a saúde e o humor.

Dependemos muito da tecnologia e as telas eletrônicas são parte integrante de nossas vidas. Pesquisadores há muito levantam preocupações sobre o impacto do tempo de tela em adultos e crianças, e não é de surpreender que muitos pais não tenham certeza sobre o que é melhor quando se trata de tecnologia para seus filhos. Embora seja quase impossível para qualquer um evitar completamente as telas, pode ser uma boa ideia impor alguns limites.

Os efeitos em crianças do tempo de tela excessivo

Estudos mostram que a luz artificial e as imagens trêmulas em uma tela podem super estimular certas áreas do cérebro dos pequenos. Isso pode provocar alguns problemas como:

Torne o tempo de tela das crianças o mais envolvente possível

O tempo total de tela dos seus filhos pode ser maior do que você imagina. Comece a monitorá-los e converse com eles sobre a importância de sentar menos e se movimentar mais. Além disso, explique as regras de tempo de tela e as consequências de quebrá-las. Considere estas 6 maneiras para diminuir ou deixar o tempo de tela o menos nocivo possível.

  1. Seja responsável. Defina expectativas com seus filhos e estabeleça metas para reduzir o tempo de tela.
  2. Seja realista. Se seus filhos estão passando muito tempo de lazer nas telas, inclusive assistindo TV, comece definindo metas menores e mais atingíveis. Em vez de pular direto para o recomendado de uma a duas horas ou menos por dia, comece reduzindo o tempo de tela atual pela metade.
  3. Envolva-se. Depois da escola ou do trabalho, passe algum tempo todos os dias conversando cara a cara com as crianças e dê a elas toda a atenção.
  4. Afaste os dispositivos portáteis. Durante o horário sem tela, guarde os dispositivos ou em uma estação de carregamento em um local fora do campo de visão para que não chamem a atenção dos pequenos.
  5. Crie áreas sem telefone em casa. Tornar os espaços de refeições em família uma zona livre de telefone é uma maneira fácil de começar.
  6. Vá para fora. Desligar o telefone e dar um passeio ou brincar ao ar livre aumenta a endorfina e proporciona aquela sensação de felicidade no cérebro, melhorando o humor e a saúde física também.

Pode ser difícil começar a limitar o tempo de tela das crianças. No entanto, vale a pena o esforço. Ao criar novas regras e fazer pequenas mudanças na rotina dos pequenos, você pode reduzir o tempo de tela e seus efeitos potenciais.