Quarto Montessori: um espaço para incentivar a independência do bebê

O Método Montessori enfatiza a liberdade e respeito pelo desenvolvimento da criança.

A escolha de um ambiente Montessori para seu filho tem muitos benefícios. Conhecido por aprendizado individualizado e promoção da independência, o Método Montessori também incentiva a empatia, a paixão pela justiça social e a alegria de aprender ao longo da vida.

O que é Montessori

As crianças se constroem a partir do que encontram em seu ambiente. A Dra. Maria Montessori, que em 1896 se tornou a primeira médica da Itália, descobriu esse fato por meio de pesquisas com crianças com deficiência. Suas descobertas sobre como as crianças aprendem a inspiraram a retornar à Universidade de Roma para estudar psicologia e filosofia e, mais tarde, ensinar antropologia. Em 1906, a Dra. Montessori fundou sua primeira Casa dei Bambini, (Casa das Crianças) para ensinar sessenta crianças carentes. Por meio da observação científica dessas crianças, a Dra. Montessori reconheceu que as crianças respondiam aos materiais com uma concentração profunda, resultando em uma mudança fundamental em sua maneira de ser, passando do comportamento normal de fantasia, desatenção e desordem, para um estado de paz profunda, calma e ordem em seu ambiente.

O Método Montessori se caracteriza por proporcionar um ambiente preparado, arrumado, de aparência agradável, simples e real, onde cada elemento existe por uma razão a fim de ajudar no desenvolvimento da criança. O ambiente preparado oferece à criança oportunidades de se comprometer com uma atividade interessante e livremente escolhida, que traz à tona longos períodos de concentração que não devem ser interrompidos. A educação Montessori cobre todos os períodos da educação, do nascimento aos 18 anos, proporcionando um currículo integrado.

Quarto Montessori para bebê

A abordagem Montessori vê o primeiro quarto do bebê não apenas como um espaço divertido para personalizar, mas também como um ambiente importante que pode ajudar a moldar as primeiras experiências da criança no mundo. Aqui estão alguns elementos que geralmente são incluídos em um quarto para bebês seguindo a orientação Montessori:

Use a simplicidade visual
Os espaços Montessori para bebês são ambientes calmantes e pacíficos. Eles costumam ter uma paleta de cores bastante neutra, enfatizam a luz natural quando possível e usam materiais naturais, como madeira e tecido.

Você geralmente encontrará algumas fotos cuidadosamente selecionadas penduradas nas paredes, onde o bebê poderá vê-las. Podem ser imagens em preto e branco para recém-nascidos. Mais tarde, as imagens costumam ser da natureza ou de pessoas.

Mesmo os pequenos quartos Montessori para bebês têm muito espaço vazio, livre de desordem. Isso é feito para que o bebê tenha espaço para se mover e explorar, e para minimizar a distração visual quando estiver experimentando a concentração focalizada.

Ao pensar na estética do quarto, é útil deitar no chão e considerar como as coisas ficarão do ponto de vista do bebê. Você pode pendurar a foto mais bonita, mas se ela estiver muito alta, no nível adulto, seu bebê pode nunca notar.

Adicione movimento 
A maioria dos quarto tem uma área de recreação para o bebê, mas uma área de recreação Montessori parece um pouco diferente. Os quartos Montessori sempre usam móveis de tamanho infantil. O quarto de um bebê teria uma prateleira baixa para que um bebê pudesse escolher e guardar seus próprios brinquedos.

Os berçários Montessori também têm muito menos brinquedos do que outros ambientes para bebês. Para um bebê pequeno, pode haver uma prateleira com quatro ou cinco itens diferentes, cada um com um local designado.

Isso permite que o bebê realmente veja suas opções e escolha algo em que concentrar sua atenção. Também apoia o crescente senso de ordem dos bebês, à medida que aprendem que sempre podem encontrar um brinquedo favorito no local designado. Você pode mudar os brinquedos de lugar com o tempo ao perceber que seu bebê está se cansando de algo ou se achar que ele está pronto para um desafio maior.

Outros elementos comuns em um espaço infantil Montessori são um espelho e móbiles. Muitas vezes, um espelho é pendurado horizontalmente, baixo na parede do quarto de um bebê. Isso permite que o bebê veja a si mesmo e ao cômodo.

Cada elemento da área de recreação do bebê é projetado para promover um estado de concentração tranquilo, onde o bebê pode explorar o ambiente de maneira independente.

LEIA +

Crie uma área de dormir confortável
A área de dormir Montessori é talvez a mais diferente de um quarto de bebê que estamos acostumadas a ver. Muitas famílias Montessori usam uma cama de chão em vez de um berço. Isso pode ser tão simples quanto um colchão baixo no chão, embora você também possa comprar uma cama de chão .

A cama de chão permite que os recém-nascidos explorem visualmente o quarto sem barras de berço no caminho. Além disso, permite que bebês mais velhos tenham a opção de entrar e sair da cama por conta própria. A independência é uma grande parte da método Montessori, e isso inclui o sono.

O sono é um assunto muito pessoal e coisas diferentes funcionam para famílias diferentes. Uma cama de chão pode ser algo que você se sinta confortável em tentar, mas se não funcionar para você, tudo bem também, você ainda pode incorporar Montessori em outros elementos do ambiente de sua princesinha.

Considere a segurança
Os espaços para bebês Montessori tem a segurança da criança como prioridade número um. Isso é especialmente importante se você estiver usando uma cama de chão, mas mesmo se não estiver, é ótimo ter um espaço onde seu bebê possa brincar e explorar sem ouvir constantemente “não”.

Ter um berçário totalmente à prova de bebês também lhe dá a liberdade e a confiança para encorajar sua princesa a brincar sozinha, eventualmente, mesmo se você precisar sair do quarto por um breve momento. Devido à sua simplicidade, os berçários Montessori à prova de bebês são geralmente bastante simples. Pode ajudar pendurar uma prateleira alta na parede para todos os itens que só os adultos deverão ter acesso.

Não existem dois berçários Montessori iguais, pois devem ser personalizados para atender às necessidades da sua família e do seu bebê. Você pode começar com um aspecto de um ambiente Montessori e experimentar para ver se funciona para sua família. Não precisa ser tudo ou nada.

Usar esses princípios Montessori como ponto de partida para projetar o quarto do seu bebê pode ajudá-la a criar um espaço que não é apenas bonito, mas também encorajará a independência e a confiança em seu bebê desde o início.

Beijos.