Por que as crianças precisam de rotinas

Rotinas proporcionam segurança e estabilidade para crianças de todas as idades.

De rotinas matinais a rotinas de exercícios, nossas vidas como adultos são preenchidas com compromissos diários que ajudam a nos manter dentro de um cronograma. As crianças também precisam ter rotinas previsíveis que tenham espaço para flexibilidade, especialmente bebês e crianças pequenas. Aqui estão alguns dos benefícios que seus filhos podem obter com uma rotina consistente na vida diária.

1. Ajuda a cumprir uma programação
Uma rotina consistente ajudará as crianças e seus relógios biológicos com muitos princípios básicos do dia-a-dia, como:

2. Une a família
Quando uma criança sabe o que esperar e percebe as atividades familiares regulares, ela começa a entender o que é importante. Isso fortalece valores, crenças e interesses compartilhados. A criança, por exemplo, pode perceber que tomar café da manhã juntos nas manhãs de sábado é importante. Elas podem ver que o tempo em família é especial. Mesmo se sua princesa for pequena, ela aprenderá essas tradições. A família se une fazendo coisas regulares e importantes em grupo.

3. Estabelece expectativas
Em vez de ter estresse no momento de largar os brinquedos no final do dia ou tomar banho, a criança se acostuma a saber quando são “hora de brincar” e “hora do banho”. As crianças começam a esperar e a realizar atividades sem problemas. O objetivo é que você se torne um parceira nessa rotina, em vez da pessoa que está dizendo à criança para “fazer isso” e “não fazer aquilo”.

4. Cria um lar mais calmo
Como a criança e outros membros da família sabem o que esperar, o estresse e a ansiedade são reduzidos. A criança saberá o que vem a seguir. Ela se sentirá valorizada porque está incluída nos planos e não se sentirá forçada a fazer algo.

5. Dá ao seu filho confiança e independência
Com uma rotina, as crianças aprenderão com o tempo quando é hora de escovar os dentes ou vestir o pijama. Elas se orgulharão de saber o que devem fazer e de fazer por si próprias. Em vez de sempre ouvir o que precisa acontecer, seus pequenos se sentirão confiantes para seguir em frente e assumir o controle de si mesmos. Quando os filhos se sentem fortalecidos e independentes, é menos provável que se rebelem ou retaliem.

6. Estabelece hábitos saudáveis ​​e construtivos
Desde escovar os dentes regularmente até fazer a lição de casa todas as tardes, as rotinas ajudam a estabelecer hábitos construtivos. As crianças que praticam essas habilidades serão capazes de administrar melhor seu tempo. À medida que envelhecem, terão mais autodisciplina em termos de hábitos saudáveis ​​de higiene e alimentação, além de estudar e arrumar o quarto.

7. Ajuda você a lembrar coisas importantes
Seja garantindo que seu filho tome o remédio todos os dias ou se lembrando de pagar as contas todos os meses, uma rotina ajuda você a se manter no controle. No meio de uma vida familiar agitada, você será capaz de acompanhar os detalhes importantes, permitindo ter uma casa mais livre de confusões e um tempo de qualidade juntos como uma família.

8. Oferece oportunidade de ficar feliz com o que está por vir
Se a criança souber o que está programado, ela antecipará e ansiará por eventos futuros, como ir ao parque nas tardes de sexta-feira ou passar um tempo com um tio nas manhãs de domingo. Quando essas atividades são estabelecidas, seus filhos se sentem amados pela família e pelo mundo.

9. Cria “rituais diários” especiais
Quando você incorpora algo em seu dia, como aconchegar-se e ler para sua princesinha antes de dormir, você cria momentos especiais ou “rituais diários”.
Esses momentos dedicados promovem um vínculo e conexão todos os dias. Em vez de apenas passar de uma atividade para a outra, você tem um tempo relaxante e de qualidade diariamente.

10. Possibilita estabilidade durante tempos de mudança ou estresse
Mudanças e tensões afetam a vida e a sensação de segurança de uma criança, como um divórcio, mudança no sistema escolar ou a chegada de um novo irmão ou irmã. Quando a família tem uma rotina estabelecida, a normalidade está presente na vida da criança, não importa o que esteja acontecendo. A criança encontra calma, estabilidade e amor através de elementos da rotina, como jantares em família ou idas regulares às quintas-feiras ao playground.

Dicas para criar rotinas para seu filho

Não existe uma rotina perfeita para cada família, pois cada família é diferente. Você deve criar uma agenda com base na situação e nas necessidades únicas das pessoas com quem convive. Porém, pense em uma rotina bem planejada e regular, com papéis razoáveis ​​que todos consigam entender e cumprir. Dependendo da idade da sua princesa, você pode considerar a criação de rotinas para o seguinte:

Embora as rotinas sejam importantes para para as crianças, também é importante permanecer flexível, deixando espaço livre e não programado. Isso ajudará os pequenos a aprender como lidar com a imprevisibilidade e a mudança, e também impedirá que a rotina familiar se torne uma fonte de estresse.