Como responder a perguntas difíceis feitas pelas crianças

Por que o céu está azul? Como eu cheguei na sua barriga? Não entre em pânico!

Quem já ouviu algumas das perguntas abaixo levanta a mão

A lista não tem fim e saber lidar com questionamentos desse tipo é fundamental para o desenvolvimento de nossos filhos.

Eduque-se

Normalmente somos pegas de surpresa nos momentos menos apropriados e até na companhia de estranhos, o que pode causar um pouco de constrangimento. Uma boa saída para essas situações é dizer “Essa é uma pergunta muito boa. Deixe-me pensar e falaremos sobre isso mais tarde”. Porém, quando estamos cansadas ou estressadas é fácil termos reações impulsivas e deixar escapar respostas do tipo que odiávamos receber quando éramos crianças: “Você é muito pequeno para entender isso”; “Não é da sua conta”; “Isso é assunto de adulto”.

Cedo ou tarde as perguntas difíceis serão feitas e estar preparada fará toda diferença. Aprenda com o erros e acertos de outras mamães e papais. Converse com amigos e familiares para saber como eles lidam com essas situações. Discuta o assunto com o companheiro para terem as mesmas respostas com base nos valores da família. Busque informação em vídeos e livros. E, se mesmo assim um questionamento da princesa causar uma saia justa, aja com naturalidade e calma.

Leia também:

Dicas de livros

Respondo o Quê?” fornece ideias práticas para ajudar as crianças a enfrentar acontecimentos estressantes ou realmente desagradáveis e sair fortalecido deles.

Criança Pergunta Cada Coisa” é um livro que pode ajudar muito aos pais, ensinando-os como devem responder a variados temas como doenças, morte, divórcio, entre outros assuntos difíceis de explicar.

Como Ouvir as Crianças e Responder as Suas Perguntas Mais Difíceis” foi escrito partindo de perguntas feitas por crianças e adolescentes à autora em sua coluna na revista Psychologies. A obra ajuda pais, professores e psicólogos a descobrir a melhor maneira de estabelecer contato com as crianças e a compreender com clareza os sentimentos, dilemas e inquietações mais comuns nas primeiras fases da vida.

Qual foi a pergunta mais difícil que sua princesinha fez? Como você reagiu e respondeu? Conta pra gente!
Beijos.