Como preparar crianças para a primeira visita ao dentista

Como explicar aos pequenos que as visitas regulares ao dentista são essenciais para a saúde deles?

Do ponto de vista de uma criança, ir ao dentista pode ser um evento um pouco desconfortável. Para ajudar mamães e papais nessa tarefa trago aqui 5 dicas simples sobre o que você pode fazer para ajudar seus filhos a começar a cuidar dos dentes e tornar cada visita ao dentista um sucesso total.

Quando levar a criança ao dentista pela primeira vez

Você provavelmente está se perguntando qual é o momento certo para agendar a primeira consulta odontológica da sua princesa? Alguns especialistas dizem que as crianças devem ser examinadas antes mesmo de terem o primeiro dente. Se você acha que isso é muito cedo, espere até que o primeiro dente saia ou por volta do primeiro aniversário.

Saiba que, mesmo antes do primeiro check-up, um pediatra também examinará a boca do seu bebê. No entanto, apenas um dentista pode identificar os primeiros sinais de cavidade oral, mandíbula e palato mole. Os exames regulares devem começar a partir dos 2 anos de idade. Se você ainda não adotou essa prática, corra e leve seus filhos ao dentista o mais rápido possível.

Fale sobre a ida ao dentista

A melhor maneira de preparar seus filhos para a primeira consulta odontológica é conversar com eles sobre isso, explicando o que eles vão passar. Sua primeira conversa deve ser sobre a importância da escovação e da saúde bucal.

Quando as crianças são muito pequenas, queremos ensiná-las sobre seus corpos falando sobre as diferentes partes: cabeça, olhos, mãos e pernas. É uma boa ideia mencionar dentes e língua, explicando o que essas partes do corpo fazem e como mantê-las saudáveis. Além disso, existem muitos livros ilustrados, músicas e aplicativos que podem ajudar a ensinar os pequenos sobre a importância de ter dentes saudáveis. Quanto mais eles aprendem, mais fácil será a primeira visita ao dentista.

Seja paciente e não force as coisas

Ao tentar ensinar seus filhos a adotar bons hábitos de cuidados odontológicos, dê pequenos passos. Se eles mostrarem sinais de resistência, não os empurre. Ameaças e chantagens tornarão a experiência ruim e aumentarão o medo e resistência a longo prazo. Durante a primeira visita, a criança pode estar relutante em seguir as instruções do dentista. Às vezes, são necessárias duas ou três visitas antes que a criança deixe o dentista fazer seu trabalho. É crucial tornar o primeiro check-up o mais confortável possível. Isso deve evitar consequências negativas e ajudar seus filhos a adotar o bom hábito de visitar o dentista regularmente.

LEIA +

Adote uma atitude positiva em relação às visitas ao dentista

Você pode não estar ciente, mas sua atitude em relação a várias coisas é algo que seus filhos aprendem facilmente. Se você pensa em um check-up odontológico como uma experiência assustadora, seus filhos provavelmente adotarão essa atitude. As crianças vão espelhar seu comportamento.

Evite usar situações traumáticas na tentativa de motivá-los, ou seja, não conte histórias sobre procedimentos dolorosos e como você extraiu seus dentes por causa da cárie, isso não vai ajudar! Seja positiva e explique que os exames têm como objetivo preservar a saúde bucal e manter os sorrisos lindos.

Escolha bem o seu dentista

Você pode estar feliz com seu dentista e isso pode ser uma boa escolha para você, mas não necessariamente para seus filhos. Um consultório odontológico limpo, organizado e com estilo adulto pode ser ideal para você, mas a maioria dos profissionais de saúde bucal infantil projetam seus consultórios para serem adequados para crianças.

Para deixar as crianças menos ansiosas, os consultórios odontológicos especializados em atender os pequenos organizam atividades divertidas como videogames e filmes para tornar a espera muito mais agradável. Um dentista infantil perfeito é alguém que é gentil e tem muita paciência com crianças. Eles explicarão todos os procedimentos cuidadosamente antes de realizá-los e construirão a confiança paciente-dentista lentamente.