Como melhorar a comunicação com crianças

Uma boa comunicação constitui a base para a criança lidar bem outras pessoas à medida que cresce e se torna um adulto.

Smiling mother and baby laying on meadow

Quando nos comunicamos bem com nosso filhos conquistamos um relacionamento forte, maior cooperação e sentimentos de valor. Quando a comunicação é difícil, pode levar ao distanciamento, conflito e sentimentos de desprezo. Continue lendo e saiba como falar de maneira que as crianças ouçam e sintam-se interessadas em manter diálogo em família.

Seja motivadora

Usar tom motivador e encorajador incentiva a criança a falar mais e a compartilhar ideias e sentimentos. Uma fala entusiasmada demonstra que você está realmente ouvindo e está interessada. Esse padrão também mostra que você considera que as ideias da criança são importantes e que respeita o que ela está dizendo.

Exemplos de declarações entusiasmadas:

As crianças são mais propensas a compartilhar quando percebem que você está envolvida com o que elas estão dizendo. Nem é preciso dizer que você também deve desviar os olhos do que está fazendo e se concentrar na sua princesa. As palavras sozinhas não contam!

Saiba expressar-se de maneira inteligente

Use mais “o que fazer” do que “o que não fazer”. Algumas crianças ouvem muitos “não faça”. Frequentemente, os pais sabem o que não querem que aconteça, então começam com uma declaração “não”. A desvantagem das afirmações “não” é que elas não promovem o comportamento positivo que você deseja. No máximo, reforçam o comportamento que você não deseja.

Imaginar falar com seus filhos como fala com seus amigos pode ajudar a quebrar o hábito do “não”. Raramente diríamos “não faça isso, não faça aquilo” aos nossos amigos quando eles nos visitam. Em vez disso, usamos sugestões mais abertas e respeitosas. Trocar nossos “não fazer” por “fazer” pode ser assim:

Seja envolvente

Em vez de apenas dar instruções, envolva a criança em uma conversa bilateral. Isso significa falar e ouvir o que sua princesa tem a dizer. Isso pode ser desafiador quando a criança tem um vocabulário ou interesses limitados, mas é importante praticar se você deseja um relacionamento saudável agora e no futuro. É um bom hábito para adquirir porque, quando a criança for mais hábil verbalmente, ela vai querer continuar falando com você.
Lembre-se, a empatia é uma das respostas mais poderosas e reconfortantes que podemos dar a outra pessoa, especialmente a uma criança.

LEIA +

Tenha mente aberta

A comunicação é uma via de mão dupla e requer que ambas as partes tenham uma mente aberta sobre as opiniões e ideias da outra. Embora você não possa impor a uma criança que tenha a mente aberta, você certamente pode ter certeza de manter sua própria mente aberta e acolher novas ideias.
Ter a mente aberta não é o mesmo que ser inconsistente ou facilmente influenciável. Ter a mente aberta significa simplesmente ouvir as opiniões e pontos de vista dos outros, e não descartá-los imediatamente se forem contrários aos seus. Certifique-se de que as ideias e sentimentos de seu filho sejam validados.
Lembre-se de que uma criança é um um ser humano distinto, com seus próprios sentimentos, ideias e sonhos, e deve ser tratada como tal.