Como incentivar crianças a comer de forma saudável

Bom hábitos alimentares são a melhor maneira de garantir que sua princesa cresça e se desenvolva com saúde.

O corpo e o cérebro de uma princesinha precisam da nutrição adequada para se desenvolverem de forma adequada e evitar doenças como diabetes e obesidade.
Confiram as dicas para ajudar a melhorar ou mudar a forma como as pequenas se alimentam

Comece cedo

Seguindo orientações de um bom pediatra e nutricionista especializado em bebês, iniciem a introdução de alimentos nutritivos. Os primeiros anos de vida são definitivos quando o assunto é hábito alimentar. Quanto mais cedo começarmos a incentivar e oferecer alimentos saudáveis às crianças mais fácil será para que eles entendam a importância da alimentação equilibrada, sem exageros. Estejam atenta também às barganhas ao ver aqueles olhinhos vidrados nos chocolates próximo ao caixa do supermercado. Aprendam rápido a lidar com possíveis chantagens e evitem ao máximo trocar uma guloseima por bom comportamento da criança. O foco deve ser o diálogo de forma que a mensagem sobre comer determinados alimentos e evitar outros seja compreendida desde cedo e levada para toda vida.

Seja exemplo – sem exageros

Nós mamães temos papel fundamental nos hábitos alimentares de nossos filhos, somos um modelo no qual eles se espelham. De nada vai adiantar querer que a criança coma brócolis e mamão se nos alimentamos dia após dia com arroz, feijão e fast food apenas. Alimentação super restrita e crucificar certos tipos de comida também podem passar mau exemplo. Como tudo na vida, o ideal é o equilíbrio. Busquem manter uma alimentação o mais saudável possível, variando o cardápio para ter certeza de estar incluindo todos os nutrientes no prato dos pequenos. Estipular regras como restringir o consumo de doces ou comidas mais gordurosas com pouca frequência ou substituir a batata frita por batata assada, ajuda na batalha que as vezes se inicia à mesa.

Leia também

Aprenda ou aprimore suas habilidades na cozinha

Cozinhar e comer em casa faz toda diferença para quem quer comer bem. Os compromissos da vida agitada muitas vezes são desculpa para pedir comida pronta ou dar dinheiro para o lanche na escola. Contudo, sempre devemos ter em mente que somos responsáveis por esses pequenos seres humanos que estão em crescimento. Tudo que nossas crianças comem vai favorecer ou prejudicar seu bem estar e desenvolvimento. Para quem quer se dedicar no preparo de refeições saudáveis há várias formas para buscar informação. Assistam tutoriais na internet, inscrevam-se em cursos rápidos e troquem receitas com amigas. Outra dica é convidar as crianças para participarem da preparação das refeições, isso proporciona conscientização sobre alimentação e aproxima a família.

Beijos!