Como cultivar o relacionamento Pai-Filha

Como homens podem desenvolver e manter um vínculo especial com suas filhas.

A importância da relação pai-filha tem sido enfatizada repetidamente pelos pesquisadores. Já foi constado, por exemplo, que os pais podem impactar as vidas de suas filhas até a idade adulta simplesmente se interessando pelo o que acontece na vida de suas princesinhas. Quando os pais encorajam e promovem as realizações pessoais, acadêmicas e atléticas de suas filhas, as  meninas têm mais probabilidade de crescer e ter sucesso profissional e bem-estar geral. Portanto, compartilhe esse conteúdo com o papai da sua pequena!

5 maneiras amorosas de criar um relacionamento forte entre pai e filha

1. Esteja presente. Quando um homem fica sabendo que terá uma filha, é possível começar a cultivar um vínculo imediatamente, simplesmente por estar presente. A mamãe será responsável por alguns dos cuidados, mas esteja presente para acalmar sua filha recém-nascida, trocar a fralda e compartilhar as tarefas de alimentação. Estar presente para sua filha, desde os primeiros dias, terá impacto duradouro na vida dela.
Conforme sua princesa for crescendo, certifique-se de sempre ter tempo para realizar atividades com ela. Pode ser qualquer coisa, desde ajudá-la com um trabalho escolar ou consertar algo que está quebrado. Mostrar interesse por ela e dedicar um tempo para ensiná-la algo mostra seu amor e aprofunda seu vínculo.
2. Escreva bilhetes e cartas. Crie o hábito de escrever cartas e bilhetes regulares para sua filha expressando seus sentimentos. Mencione algo que ela fez recentemente e que deixou você orgulhoso. Diga o quanto você gostou de ler um livro com ela ou de vê-la jogar seu esporte favorito. Essas expressões pessoais são exemplos tangíveis de seu amor e algo que ela provavelmente manterá pelo resto da vida. Seus bilhetes não precisam ser elaborados. Apenas compartilhe o que está em seu coração.

3. Mostre como as mulheres merecem ser tratadas. Embora as mães desempenhem um papel fundamental na vida de suas filhas, muito do que as mulheres aprendem sobre a vida vem de seus pais. Desde pequenas, as filhas aprendem a maneira como seus pais tratam as outras mulheres, especialmente suas mães.
Pais que são verbalmente ou fisicamente abusivos, negligentes ou ofensivos para com seus cônjuges estão, sem saber, ensinando suas filhas como as mulheres merecem ser tratadas. A maioria das mulheres que acabam em relacionamentos abusivos mais tarde na vida relata alguma forma de abuso quando criança, mesmo que seja uma ocorrência pequena. Os pais que demonstram amor por suas esposas e filhas ensinam-lhes que as mulheres devem ser amadas, cuidadas e tratadas com respeito pelos homens em suas vidas.
Lembre-se: as crianças são esponjas que absorvem o mundo à sua volta. Isso é duplamente verdadeiro no que diz respeito à forma como elas veem a interação entre pai e mãe.

4. Seja um bom ouvinte. À medida que sua filha cresce, ela poderá enfrentar alguns problemas complexos durante a escola e na vida pessoal. É difícil crescer e lidar com novos problemas para os quais não estamos preparados. Reservar um tempo para ouvi-la quando ainda criança ajudará sua princesa a expressar emoções de maneira saudável. Também mostra que ela pode se sentir confortável ​​compartilhando coisas que estão em sua mente. Isso será importante durante a adolescência, onde ela enfrentará muitos desafios de identidade e as pressões de fazer as tarefas escolares e outras atividades. A recompensa será grande se você for um bom ouvinte enquanto ela cresce.

5. Ame-a incondicionalmente. Toda criança precisa saber que é amada, mesmo quando faz bagunça. Tenha cuidado para não ridicularizar sua pequena, envergonhá-la ou rebaixá-la quando ela fizer uma escolha errada. Transforme situações de falhas em oportunidades para ensiná-la algo. Seja calmo, paciente e amoroso no processo.
O amor incondicional não significa que não haja repercussões e consequências. Seja claro sobre o que sua filha fez de errado e incentive-a a ver outras formas de lidar com a situação de maneira diferente no futuro. Assegure-a de que, embora você possa estar desapontado, ainda a ama muito.

Dica de leitura para papais

Você é pai de menina? Em alguns momentos, não é capaz de ser dócil o suficiente com ela? Não sabe conversar com sua princesa? Tem dificuldade em se aproximar e conversar de qualquer assunto? Já aprendeu os nomes dos personagens favoritos dela?
No livro Pai de menina: Para ler ao lado de sua filha e construir uma relação para a vida toda, Marcos Mion conta sua trajetória como pai da Donatela, a Doninha. Mas mais do que isso, ele constrói um verdadeiro guia para a irmandade dos pais de menina. Além de dar soluções e respostas para as perguntas acima, ele apresentará formas de se aproximar de sua filha, práticas corriqueiras para ter mais contato com ela e principalmente pequenos gestos, atitudes e falas que podem passar despercebidos para alguns, mas que serão a chave para você ser um bom pai todos os dias. Boa leitura!