Como ajudar uma criança a começar a falar

Faça seu filho falar com essas dicas.

As crianças têm uma maneira diferente de aprender as coisas. Algumas podem aprender mais rápido, enquanto outras podem demorar um pouco mais. Quando se trata de aprender a falar, as crianças podem precisar de incentivo e, com as dicas a seguir, você poderá acompanhar o desenvolvimento da fala da sua princesinha.

Exponha a criança às palavras por diferentes meios

A chave para ensinar uma criança a falar é expô-la às palavras o máximo possível. Existem diferentes maneiras de fazer isso: conversando, lendo livros ou cantando. Familiarize a criança com sons e sílabas, pois ela aprenderá ainda melhor se tiver alguém que pode imitar.

Repita certas palavras até que ela consiga entender

Existem palavras que sua filha acha divertidas? Ela presta atenção em você sempre que você diz algo? Comece com isso e repita essas palavras várias vezes até que ela consiga dizer por conta própria.

Combine palavras com ações

Para que uma criança não apenas saiba dizer palavras, mas também compreenda seu significado, associe-a a determinadas ações. Por exemplo, se estiver prestes a servir comida, diga algo como “É hora de comer” e faça isso repetidamente. Dessa forma, a criança consegue associar o ato de comer à comida. O mesmo vale para “É hora do banho”, quando você está prestes encher a banheira.

Incentive brincadeiras com crianças mais velhas

Existe um primo que já pode falar ou uma amiguinha que pode conversar com sua filha? Ao interagir com outras crianças que são capazes de falar, sua pequena será incentivada a imitar os sons de uma maneira lúdica e mais natural.

LEIA +

Use recursos visuais como ferramentas de aprendizado

Se você quer que sua filha aprenda a identificar e descrever cores e formas, use ferramentas visuais para ilustrar claramente esses conceitos. Se você quiser que ela consiga pronunciar os nomes de certos animais, pode ser mais fácil ter imagens prontas para referência. As imagens são uma ótima maneira de fazer uma criança se tornar ainda mais engajada em aprender coisas novas. Com recursos visuais, você não está apenas dizendo coisas, mas também descrevendo-as.

Transforme em brincadeira

Ensinar sua filha a falar não precisa ser apenas através de conversas diretas o tempo todo. A utilização de jogos também ajuda, pois torna a criança mais engajada e o aprendizado fica mais interativo. Por exemplo, tente usar um telefone de brinquedo e, quando terminar de falar, peça para ela fazer o mesmo e responder a você.

Beijos!