5 maneiras de lidar com uma criança que reclama

Mude suas respostas e sua percepção.

“Não é justo!” “Você nunca me deixa fazer nada!” “Estou entediada…” “Isso é chato!” “Eu não tenho nenhum brinquedo!” Não é incomum ouvir crianças choramingando, mas mesmo que haja boas razões para uma criança expressar seu descontentamento, lidar com reclamações constantes é emocionalmente exaustivo até mesmo para mães e pais pacientes.
Então, o que podemos fazer para conter a atitude negativa dos pequenos e estimular uma mentalidade mais positiva? Confira algumas estratégias a seguir.

1. Identificar emoções

Fazer com que a criança se expresse de maneira saudável envolve ajudá-la a identificar o que está sentindo e, em seguida, ensiná-la a escolher as palavras com cuidado quando estiver frustrada ou fazendo exigências.

Mãe: Sofia, é hora de limpar seus brinquedos.

Sofia: Eu não posso! (Jogando-se no chão) É demais para mim, mãe! Eu não quero!

Mãe: Tudo bem, eu sei que você está cansada e pode me dizer como se sente, mas precisa falar com respeito. Mesmo que esteja cansada ou chateada, tente manter a calma.

2. Incentive a resolução de problemas

Se sua princesa está reclamando sobre algo, incentive-a a resolver o problema. Se ela disser “Estou com calor” enquanto estiver brincando ao ar livre, pergunte: “O que você acha que deveria fazer sobre isso?” Se ela precisar de ajuda para pensar em opções, lembre-a de que ela pode se sentar na sombra ou pedir ajuda para tomar uma bebida gelada.
Ensinar habilidades de resolução de problemas pode ajudar a ver que vir até você e reclamar provavelmente não resolverá o problema. Mas ela pode pedir ajuda para resolver o problema ou descobrir como resolver o problema por conta própria, se for apropriado para a idade. Ao encorajar as crianças a pensar em uma solução, é menos provável que reclamem.

3. Seja um bom modelo

Nós somos os modelos número um para nossos filhos. Quando se trata de choramingar e reclamar, eles vão imitar o que veem e ouvem de nós. Todas nós precisamos compartilhar sobre as coisas que nos incomodam, mas é como fazemos isso que faz a diferença.
Lembre-se de que você sempre tem um público quando seus filhos estão em sua presença. Somos humanos, então vamos ficar irritadas e sentir a necessidade de reclamar de vez em quando, mas assim que acontecer e você se pegar reclamando, pare e peça desculpas na frente de seus filhos. “Mamãe está realmente triste por ter começado a reclamar com o cliente atrás de nós a caixa do supermercado ser muito lenta. Ela pode ser nova e estava apenas aprendendo, então eu deveria ter sido mais paciente em vez de falar mal dela.” Ao explicar como se sente, você demonstra que precisamos ser responsabilizados por nossas ações.

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4. Quando procurar ajuda profissional

Às vezes, uma atitude excessivamente negativa pode sinalizar um problema de saúde mental. Crianças com depressão, por exemplo, muitas vezes vivem no negativo e crianças com ansiedade muitas vezes imaginam os piores cenários. Se você suspeitar que as queixas constantes podem ser um sinal de algo mais sério, fale com o pediatra.

5. Reconhecer o progresso

Quando você perceber que sua pequena está melhorando, elogie-a e demostre sua felicidade com a conquista dela.
As atitudes são janelas para o coração de uma criança. Se você ajudar seus filhos a aprender a ajustar as atitudes, eles terão as habilidades necessárias para desenvolver perspectivas saudáveis ​​sobre os desafios da vida à medida que crescem.